14 de dezembro de 2017
Home

jan
16

IAPC 2013
IAPC discutiu desafios da profissão

Conferência da IAPC discute campanhas eleitorais na Era Digital – Parte Final

A seguir, algumas tendências a se acompanhar, apontadas a partir dos debates ocorridos na 46ª Conferência da IAPC, sigla em inglês para Associação Internacional de Consultores Políticos, principal associação internacional de consultores políticos (que é como são chamados pelo mundo afora os profissionais de comunicação política que aqui chamamos de “marqueteiros”).

Tendência 1: as campanhas serão, cada vez mais, decididas localmente. Mesmo as eleições estaduais e nacionais serão “jogadas” no terreno da cidade, do bairro, da rua (o que chamamos hoje de microtargeting). Veja mais no post sobre Donna Brazile, clicando aqui.

Tendência 2: as redes sociais da internet criaram uma concorrência cruzada com os amigos e parentes dos eleitores (leia aqui) que as campanhas tem que enfrentar. A vida ficou mais difícil

Tendência 3: a essência das campanhas continuará a mesma. Pelo menos,noque diz respeito aos acertos que são obrigatórios para quem quer vencer e os erros a não se comenter para fugir da derrota. Curioso? Leia aqui.

Tendência 4: esta tendência é política, e afetará todo o cenário mundial: a continuar a crise econômica, o populismo de direita continuará a crescer na Europa e terá reflexos sérios nas eleições par ao parlamento europeu, que acontecerão em maio próximo.

Tendência 5: as palavras da vez no mundo das campanhas e mandatos cada vez mais serão “microtargeting” e “big data”. Iremos do micro-alvo aos mega-números à procura do coração e da mente dos eleitores.

E você? Quais acha que serão as próximas tendências que não podem deixar de ser observadas?

Sobre o Justino Pereira


Jornalista, fez Mestrado em Marketing Político. Atua desde 1994 como Coordenador-Geral e de Comunicação e Marketing em campanhas para prefeito, vereador, deputado estadual e federal. Foi responsável por definir e implementar estratégias vencedoras em cerca de 30 campanhas. Também trabalhou como Gestor e Consultor nas áreas de Comunicação e Marketing e Planejamento Estratégico de Governo. Foi Coordenador-Geral de Publicidade da Capital paulista e secretário de Comunicação e de Governo de Guarulhos. É autor, junto com Elói Pietá, do livro-reportagem “Pavilhão 9 – O Massacre do Carandiru” (Editora Scritta).


Comente através do Facebook:



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/campanhasemandatos.com.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273