17 de fevereiro de 2019
Home

dez
03

Donna Brazile, top marqueteira nos EUA
Donna Brazile, coordenadora da campanha de Al Gore para presidente

Conferência da IAPC discute campanhas na Era Digital – Parte 1

A IAPC (International Association of Political Consultants, a Associação Internacional de Consultores políticos) realizou entre 9 e 12 de novembro a sua 46ª conferência anual, em Antigua.

Sediada em Washington e fundada em 1968 por Joseph Napolitan e Michel Bongrand, dois dos nomes mais importantes do marketing político mundial, a IAPC reúne profissionais de dezenas de países.

Storytelling na Era Digital

Em todas as conferências, a IAPC escolhe um tema importante para debater. O tema deste ano foi bastante atual: “Storytelling in the Digital Era” (“Narrativas na Era Digital”). Em dez painéis diferentes, profissionais de 16 países discutiram durante quatro dias as principais mudanças que a crescente digitalização da vida (em seus vários aspectos: sociais, econômicos, políticos),em suas várias formas (redes sociais, e-commerce, “clouding computer”, microtargeting, big data etc.), tem acarretado no na forma de fazer (e vencer) eleições pelo mundo afora.

Como o encontro envolveu profissionais da política, aspectos urgentes do mundo “não digital” também não ficaram de fora. Foram debatidos, por exemplo, a grande onda de manifestações de rua ocorridas em vários países nos últimos anos, especialmente na Turquia em junho (também tivemos grandes manifestações no Brasil), e o provável avanço da extrema-direita nas eleições do Parlamento Europeu que acontecerão em maio do ano que vem em decorrência do cenário econômico instável.

Consultores debatem Era Digital

IAPC 2013: debates muito ricos

Confira os destaques do evento

Nos próximos posts resumirei as principais discussões feitas na conferência da IAPC (www.iapc.org), que atualmente é presidida por Felipe Noguera, consultor argentino com larga experiência em campanhas eleitorais em todo o continente americano.

Participaram do encontro profissionais de Antigua, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Colombia, Croácia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, México, Porto Rico, República Dominicana, Rússia, Suécia e Venezuela.

 

Sobre o Justino Pereira


Jornalista, fez Mestrado em Marketing Político. Atua desde 1994 como Coordenador-Geral e de Comunicação e Marketing em campanhas para prefeito, vereador, deputado estadual e federal. Foi responsável por definir e implementar estratégias vencedoras em cerca de 30 campanhas. Também trabalhou como Gestor e Consultor nas áreas de Comunicação e Marketing e Planejamento Estratégico de Governo. Foi Coordenador-Geral de Publicidade da Capital paulista e secretário de Comunicação e de Governo de Guarulhos. É autor, junto com Elói Pietá, do livro-reportagem “Pavilhão 9 – O Massacre do Carandiru” (Editora Scritta).


Comente através do Facebook:



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/campanhasemandatos.com.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273