22 de agosto de 2017
Home

jan
09

Donna Brazile, coordenadora da campanha de Al Gore à presidência em 2000
Donna Brazile, coordenadora da campanha de Al Gore à presidência em 2000

Conferência da IAPC discute campanhas eleitorais na Era Digital – Parte 5

Donna Brazile foi coordenadora da campanha do ex-senador e ex-vicepresidente Al Gore à presidência dos Estados Unidos em 2000. Vencida por margem estreita, aquela foi uma eleição marcada por polêmicas. Entre elas, a recontagem de votos interrompida por decisão judicial.

Foi um episódio traumático para o Partido Democrata e seus membros que, muitos deles, de certa forma achavam que uma vitória lhes fora tomada das mãos. Ficou exposto, ali, o arcaico sistema de coleta e conferência de votos de muitos estados norte-americanos.

Mas o tempo passou e hoje Donna, uma consultora política veterana, é também professora, uma importante comentarista política da CNN, e diretora da Brazile & Associates, empresa de consultoria baseada em Washington. Continua muito ativa dentro do Partido Democrata e presente no cenário eleitoral americano.

Justino-com-donna-brazile Donna Brazile e Justino Pereira, durante encontro da IAPC

Presente à 46ª conferência da IAPC (www.iapc.org, a Associação Internacional de Consultores Políticos), Donna participou de painel especial onde apresentou sua visão sobre o atual cenário eleitoral americano. Discutiu as diferenças existentes entre fazer campanha antes da internet e das ferramentas digitais, e hoje e ressaltou o que ela considera a principal mudança.

Para Donna Brazile, a maior diferença que existe em relação aos anos noventa é que hoje as campanhas [mesmo as nacionais] serão cada vez mais decididas e feitas localmente. “O tempo das campanhas feitas ‘de cima para baixo’ cada vez mais acabou”, diz.

Sobre o Justino Pereira


Jornalista, fez Mestrado em Marketing Político. Atua desde 1994 como Coordenador-Geral e de Comunicação e Marketing em campanhas para prefeito, vereador, deputado estadual e federal. Foi responsável por definir e implementar estratégias vencedoras em cerca de 30 campanhas. Também trabalhou como Gestor e Consultor nas áreas de Comunicação e Marketing e Planejamento Estratégico de Governo. Foi Coordenador-Geral de Publicidade da Capital paulista e secretário de Comunicação e de Governo de Guarulhos. É autor, junto com Elói Pietá, do livro-reportagem “Pavilhão 9 – O Massacre do Carandiru” (Editora Scritta).


Comente através do Facebook:



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/campanhasemandatos.com.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273