22 de agosto de 2017
Home

jan
07

Walt De Vries fundador do Institute of Political Leadership (Foto: ncprogress.org)
Walt De Vries fundador do Institute of Political Leadership (Foto: ncprogress.org)

Conferência da IAPC discute campanhas eleitorais na Era Digital – Parte 4

Nas eleições, os candidatos e suas campanhas competem uns contra os outros, certo? Errado, afirma Walt De Vries, PHD e veterano consultor de mídia e professor universitário norte-americano, presente à 46ª Conferência da Associação Internacional de Consultores Políticos (www.iapc.org, a Associação Internacional de Consultores Políticos). A disputa é muito maior, e o jogo eleitoral é só uma parte dela.

De Vries falou durante o painel “Campaigns Across Generations: An Open Discussion” (“Campanhas através das gerações: uma discussão aberta”, em tradução livre), que reuniu desde veteranos como ele, até uma jovem universitária canadense,  estudante de marketing político, Kirstin Johnson.

Para De Vries, “nós não competimos no ‘mercado de idéias’ apenas com idéias políticas. Nós competimos com todo tipo de idéias e mensagens”, o que torna o nosso trabalho mais difícil, principalmente nesta chamada Era Digital, em que o volume de emissão de mensagens aumentou muito.

Ou seja: se, na chamada era da comunicação analógica (pré-computador e pré-internet), já não era fácil conseguir chamar a atenção dos eleitores para os nossos candidatos, hoje a tarefa ficou muito mais complicada na medida em que a disputa pela cabeça das pessoas tem que ser feita também com o amigo (da pessoa) ao lado. Ou melhor, virtualmente ao lado.

Exemplificando: antes, a gente disputava a cabeça das pessoas principalmente com as outras campanhas e a comunicação de massa do tipo “broadcasting” (TV, rádio etc.). Hoje, além dessa disputa, também temos que disputar a cabeça das pessoas com o que os amigos e parentes delas estão postando no Facebook, Twitter, Orkut (sim, Orkut. Ele, pelo menos nas periferias brasileiras, não está morto, ao contrário do que alguns pensam…) e em outras redes sociais.

E você? Como vê essa disputa por espaço na cabeça das pessoas?

Sobre o Justino Pereira


Jornalista, fez Mestrado em Marketing Político. Atua desde 1994 como Coordenador-Geral e de Comunicação e Marketing em campanhas para prefeito, vereador, deputado estadual e federal. Foi responsável por definir e implementar estratégias vencedoras em cerca de 30 campanhas. Também trabalhou como Gestor e Consultor nas áreas de Comunicação e Marketing e Planejamento Estratégico de Governo. Foi Coordenador-Geral de Publicidade da Capital paulista e secretário de Comunicação e de Governo de Guarulhos. É autor, junto com Elói Pietá, do livro-reportagem “Pavilhão 9 – O Massacre do Carandiru” (Editora Scritta).


Comente através do Facebook:



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/campanhasemandatos.com.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273